Plaquinha

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Está demorando para engravidar? Veja dicas para aumentar a fertilidade


Depois de muito planejamento, chegou o momento que você tanto esperava: o de engravidar. Nem sempre, porém, a natureza obedece o relógio da futura mamãe e a gravidez começa a demorar para acontecer. Há casos em que é preciso muita dedicação, paciência, força de vontade e a necessidade de mudar alguns hábitos para ajudar neste processo. A seguir, veja algumas dicas para aumentar a fertilidade dadas pela Dra. Denise Gomes, médica ginecologista e obstetra. “Muitas vezes, é preciso mudar a alimentação. Dentre os alimentos que favorecem a fertilidade feminina destacam-se os peixes, frutos do mar, carnes magras, legumes, pães e cereais enriquecidos para obter vitaminas do complexo B, ferro e zinco. As frutas frescas, os vegetais como fonte de vitamina C e de betacaroteno também devem entrar o cardápio”. E, segundo a médica, vale apostar em laticínios para obter cálcio e gérmen de trigo, sementes, ovos, aves e mariscos como fontes de vitamina E.
Mas não adianta investir apenas na alimentação. “É imprescindível checar se o seu organismo está em ordem, pois alguma disfunção na tireoide, por exemplo, pode comprometer as chances – ou dificultar – de engravidar”, ressalta Dra. Denise. Portanto, se a paciente relata que sente algum incômodo ou apresenta mudanças bruscas de peso ou de humor ela diz que é fundamental apostar em exames mais detalhados e investigar o que está ocorrendo. “Atenção também com as doenças sexualmente transmissíveis, pois muitas vezes elas passam despercebidas, não são tratadas e também podem dificultar a gravidez.
Estar em dia com a balança é outra dica importante. “Um estilo desregrado de alimentação leva ao excesso de peso, que resulta na alteração da produção de hormônios sexuais importantes para a ocorrência de uma gestação. Por isso, evitar frituras, gorduras e doces, e fazer atividade física são dicas simples, porém necessárias para quem quer gerar um bebê”.
Segundo a especialista, a futura mamãe também precisa abrir mão de alguns hábitos pouco saudáveis como fumar e beber. “O cigarro interfere na produção de hormônios importantes para o equilíbrio do organismo, como o estrógeno. O déficit desse hormônio pode comprometer o amadurecimento dos folículos, que serão os futuros óvulos, e até em seu desenvolvimento. Já a bebida destilada pode reduzir até 40% a chance de uma gravidez. Isso porque o álcool interfere no funcionamento do ovário, desregulando o ciclo menstrual”.
E aposte em dicas populares. Uma delas: se logo depois de uma relação, a mulher continuar deitada na cama, relaxando, as chances de engravidar aumentam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário